Tipos de Sutura - Pontos Cirúrgicos

Para sutura tem-se como conceito a união ou aproximação de bordas de tecidos seccionados. Sendo este ato cirúrgico feito com o objetivo de reestabelecer a estrutura tecidual.

As suturas classificam-se sobre vários aspectos, como por exemplo: a profundidade em que são empregadas, os planos suturados, o tipo de ponto, a finalidade (hemostasia, de sustenção, de aproximação e estética). Sendo que a classificação que será aqui relaciona-se com a sequência. Sob este aspecto as suturas são classificadas em:


CONTÍNUAS- tipo em que há continuidade do fio, tendo somente um nó inicial e um final. Há desvantagens como a tendência à diminuição do calibre da estrutura circular e o comprimento de estruturas lineares.

SIMPLES- tipo onde para cada alça de fio há um nó. Apresenta vantagens em relação às contínuas, já que a sutura de um nó não prejudica a sutura como um todo.Além disso há menor quantidade de corpos estranhos em contato com o corpo.

Para uma execução segura e eficaz deve-se atentar para uma correta manipulação das bordas a serem unidas, uma vez que a cicatrização ocorrerá à partir delas. A apresentação das bordas deve ser feita com pinça escolhida de acordo com a resistência do tecido, sendo usada pinça denteada para tecidos mais resistentes e pinças delicadas para tecidos mais frágeis.


A relação agulha/porta-agulhas é também de relevante importância.A agulha deve estar presa ao porta-agulhas pela sua parte média.O ângulo formado entre a metade anterior da agulha e o porta-agulha é geralmente de 90°.


As suturas em geral são feitas da direita para a esquerda, em se tratando de sutura contínua linear.No caso da sutura ser circular deve-se iniciar na porção proximal ao cirurgião.Em suturas de pontos separados deve-se fazer um ponto no meio da estrutura e os seguintes são aplicados um de cada lado.


Em tecidos macios de bordas próximas a transfixação é feita em um só tempo. Nos tecidos mais duros as bordas devem ser transfixadas em 2 tempos. No primeiro momento passa-se a agulha por uma borda e com a mesma pinça, com que foi feita a apresentação das já citadas bordas, imobiliza-se a agulha e esta deve ser solta do porta-agulha. Isso facilita a passagem da agulha.

O último passo a ser feito em uma sutura é o nó. Em suturas contínuas o nó inicial é feito entre as pontas do fios. O nó final em estruturas especias (vasos por exemplo) é feito entre as pontas de 2 fios que são usados. Em estruturas comuns é feito entre a ponta do fio e a última laçada. Em suturas de pontos separados (simples), os nós são dados ao final de cada ponto: com exceção das situações em que a confecção do nó interfere na excução do próximo ponto a ser dado. Nestas situações os nós são feitos depois que todos os pontos foram dados.

SUTURAS DESCONTÍNUAS OU DE PONTOS SEPARADOS

SUTURAS COM ELEMENTOS METÁLICOS- são grampos, agrafes de Michel e clips. Para uma correta fixação estes elementos são montados em aplicadores especiais. Os agrafes de Michel são usados exclusivamente na pele. São colocados sobre as bordas previamente aproximadas, e sofrem pressão moderada para que as linguetas prendam-se à pele. Eles devem ser distanciados em cerca de 1 cm e retirados no 5° ou 6° dias de pós-operatório com alicate especial. Os clips são fios metálicos usandos na hemostasia que podem ser simples ou com mola.No caso dos grampos o uso é feito em estrutras ocas e na pele.São aplicados com grampeador e retirados com pinça especial.

SUTURAS COM FIOS- Serão exemplificados alguns tipos de pontos.

PONTO SIMPLES- O fio só forma uma alça no interior do tecido. Existe uma variante que é o nó invertido, onde o nó fica para dentro do tecido (ficando então o nó oculto). Se entre a pele e a alça externa do ponto, um segmento de tubo ou ajuste plástico, o ponto simples passa a ser chamado de ponto apoiado (feito em suturas de sustentação).

PONTO EM "U" VERTICAL- É a conjugação de dois pontos simples sendo que a mesma borda é transfixada 2 vezes ficando a alça do ponto verticalizada.

PONTO EM "X"- Pode ser feito com o nó dentro ou para fora, ficando sempre 2 alças cruzadas interna ou externamente ao tecido.

PONTO HELICOIDAL- Neste 2 pontos são dados na mesma borda e em sequência. Como resultado, o fio fica duplamente apoiado.

PONTO CAPITADO- É colocada uma borracha ou um rolo de gaze de cada lado das alças, evitando assim que estas deslizem.